Assim diz a Palavra do Senhor #1

Publicado: março 31, 2010 por blogdapresbi em Mensagens

“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)

Por mais clichê que possa parecer, e por mais textos cristãos que já tenham começado com este texto, acho válido começar essa pequena reflexão com o que é talvez o versículo mais famoso da Bíblia, disputando forte com o salmo 23. Toda história tem um começo, e o cristianismo é uma grande história. Ela começa bem, tem dois capítulos felizes e, do terceiro ao número 1889, só coisa ruim e gente fazendo coisa errada, com algumas raras e sagradas exceções.

Ela começa com um ser criando coisas. Antes de tudo havia ele e só ele, a própria realidade era inteira ele, é bem complicado tentar entender ou explicar algo parecido com isso. Por algum motivo completamente desconhecido, ele decide criar algo diferente de si mesmo. Tem gente por aí que gosta de falar que ele queria criar alguém capaz de amá-lo, como se Deus tivesse se sentido sozinho; mas eu e você sabemos que ele não precisa de nada nem ninguém, é autossuficiente tanto em amor quanto em qualquer outra coisa. Ficamos na completa ignorância sobre o assunto; sabemos apenas que entre o nada e o tudo a opção foi pelo tudo, só podemos tentar avaliar se valeu a pena.

E a Bíblia é exatamente isso, uma reflexão sobre esse valer a pena. Dois seres foram criados com a habilidade única de rejeitar e afastar-se daquilo que era a realidade, daquilo que era tudo e decidiu criar algo diferente de si mesmo. Escolhendo este caminho, eles começaram a criar toda forma de atrocidade absurda à realidade, incompatível com aquilo que tudo era antes. É difícil entender, mas aquilo que dizemos que “desagrada a Deus” não é uma falta de cortesia ou de bons modos, é um absurdo à realidade, ao que as coisas são, sempre foram e, por algum motivo medonho, estão sendo deformadas.

A história continua, dessa vez com uma missão de resgate. Um povo é escolhido para ser garoto-propaganda do divino, os judeus. Se eles seguissem aquilo que é de acordo com o que Deus aprova (ou seja, a única opção, o resto é absurdo), teriam uma vida ótima, todos olhariam para este povo, morreriam de inveja (aquela inveja boa, quase uma admiração) e iriam querer aquele mesmo Deus para si. Deus sendo o primeiro grande marqueteiro, descobriu que publicidade não é fácil; e a história continua.

A essência do cristianismo, se não todo ele, consiste em mostrar como esse resgate foi feito. Se posso resumi-lo em duas frases, seriam “Deus é bom” e “O homem não presta”. Dizer como conciliar as duas e revelar o que fazer com as conclusões tiradas seriam um exato resumo da Bíblia, do capítulo 1 ao 1889.

Ricardo Marino

Deixe um comentário