Galera
Aproveitando que a nossa série sobre assuntos polêmicos foi bem sucedida até aqui, gostaria de colocar um pouco mais de lenha na fogueira. Ficar é pecado?
A minha posição sobre esse assunto é que ficar é pecado sim. Eu apoio essa minha opinião no seguinte texto bíblico:
“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.” 1ª Tessalonicenses 4:3 – 8 (Nova versão internacional) O meu entendimento com base nesse texto é que quando você fica com alguém você está se aproveitando do corpo dessa pessoa pra se satisfazer. E pra mim fica claro que Deus não se agrada desse comportamento egoísta, mesmo que você não tenha forçado a outra pessoa a ficar com você. Sei que esse assunto pode dar muito pano pra manga e eu gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre isso. Eu peço que vocês tentem utilizar passagens bíblicas para suportar a opinião de vocês, mas não deixem de dar suas opiniões caso não lembrem de passagens que as suportem.
Guilherme Marto
Eu concordo com o Gui
Creio que possam haver exceções, mas ficar por ficar eu sou contra
naoo nenhuma exceção ficar por ficar ou naõ é pecado
á paz do Senhor
Acho que isso é uma polêmica e tanto, pois primordialmente a galera tem variado muito o significado dessa palavra, por exemplo:
– fui na balada e fiquei com uma menina;
– to gostando de uma menina e depois de muito to ficando agora com ela.
Pra mim são duas aplicações distintas, a primeira implica em sim aproveitar do corpo conforme o post, mas a segunda eu diria que é a falta de coragem de assumir um relacionamento, que sobre essa ainda não tenho uma posição tão formada.
Tudo depende da intenção.
Vc conhece alguém, se interessa, tem vontade de estar só com essa pessoa e nessa convivência entre um café e uma saída com os amigos vcs acabam “ficando”. Sua intenção é querer só aquela pessoa e vice-versa, para mim essa “ficada” já é um namoro (o que geralmente acaba acontecendo depois).
Por outro lado, ninguém é corrimão de escada – que todo mundo pega. A gente, por amor próprio, tem de se valorizar e dizer alguns “não” pra que na hora certa o “sim” tenha um valor maior e quem levar esse sim fique certo de se esforçar pra valer a pena.
Vale lembrar q somos razão + emoção, e precisamos sim da parte física pra acertar o sentimento também. Pessoas são diferentes psicológica e fisicamente, é preciso saber se combina
Não se pode racionalizar o amor.
Assim… tenho a seguinte posição .. tudo parte de quais suas intenções.
Não é o tempo em si.
Por experiencia posso dizer que uma pessoa pode muito bem utilizar da denominação “namoro” para não escandalizar a galera.
Eu por mim aboliria essas duas denominações e começaria a utilizar o “Comprometimento”.
Se a pessoa está comprometida a estar junto a crescer junto a caminhar junto para o casamento é isso é o ideal não tem o que discutir.
hoje, na minha ótica, a galera está namorando muito na louca, não estão avaliando se serão capazes de se comprometer com tudo isso e quando surge um obstáculo isso parece ser tão grande que elas simplesmente desistem e partem para outra.
isso ainda vai dar muita conversa ainda heheh
mas deixo aki o meu ver do assunto.
Eu acho errado o relacionamento homem-mulher sem compromisso.
Sushi.
vamos tentar simplificar…
tudo que for feito por 2 ou mais pessoas deve ser “discutida” por todos antes de ser executada, para evitar “transtornos”.
se ambos querem “ficar” ambos estão cientes da situação e seus “abalos” psicologicos, sociais e outros que podem ocorrer (pode ser ruim ou bom, depende da visão otimista/pessimista de cada um).
o uso ou não do corpo sem responsabilidades é que deveria ser analisado, como consta: “Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado”
outro problema é, qual a definição de “ficar”? oque seria isso em termos simples e diretos?
acredito que na maioria das vezes isto pode acabar sendo definido como um um relacionamento aberto, com o tempo de duração “pequeno” ou “longo”, que é o ponto que acredito que a maioria “aceite” como uma forma de “pecado”
Aliás…
Estava a pensar: Se um homem ou mulher não é responsável suficiente ou não se sente responsável para levar um relacionamento sério, melhor não levá-lo. Irresponsabilidade é errado.
Há tempo para tudo debaixo do sol.
Não por acaso todo mundo que comentou aqui é solteiro, e como não conseguem “ficar” com ninguem, “ficam” dizendo que é pecado!! hehehehe BRINCADEIRA GENTEEEEE!!!
Eu nunca fiquei com niguém antes de namorar com a Aninha e estou com ela a seis anos!! Sinceramente não acho que se tivesse dado uns beijinhos nela antes de pedí-la em namoro as coisas seriam muito diferente, mas estava tão bitolado na época que só rolou uma semana depois!!
Como pra tudo na vida deve haver um meio termo. Nem sempre as coisas são branco ou preto…
Creio que vale, além da intenção, a máxima do texto “Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite.” essa é a pergunta que se deve fazer antes de qualquer coisa.
E em tempo, obrigado pelo elogio sobre não conseguir “ficar” com ninguém, tomara que minha reputação seja essa!
:-) hehehehe! brincadeira!!
po…..sacanagem
uhauhauhhua
Olá pessoal,
para mim a polemica eh muito facil de ser resolvida !!!
”Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12: 1,2
Não sei o que você quis dizer exatamente…
O meu entendimento de ficar eh que sim, eh pecado e penso da mesma forma que o Gui, em varios textos biblicos sintam o amor ao proximo, a imoralidade sexual enfim…
Independente do motivo que vc ficou com uma pessoa, independente da sua intecao, se foi boa ou nao, a conclusao eh que vc nao tem ctz se quer assumir um compromisso com ela, o que nos remete a ideia do Sushi de comprometimento.
Se vc quer conhecer a pessoa, conheca na amizade, na conversa, nao precisa beijar pra conhecer, nunca precisei beijar meus amigos pra conhece-los…
O argumento de que precisamos ver se combina, sinceramente eh furado, se temos que ver se o beijo combina imagina o sexo entao, que eu soh vou poder fazer com uma unica pessoa a minha vida toda, essa historia acaba sendo generalizada, a biblia eh bem clara qndo ela diz o sexo no CASAMENTO eh a unica relacao sexual q Deus aprova!
Hebreus 13:4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.
Deus abencoe vcs!!!
amei a sua resposta. Eu ri porque realmente tem pessoas que pensam dessa forma… mas vocÊ foi feliz em suas colocações, fica na paz Deus lhe abençoe !
o problema é quando tem separação como fica? a pessoa pode se corna por um tempo depois volta com o marido? eu sei que separação não é muito bem aceito, mas é um caso que acontece frequentemente (e mais ainda nos dias de hoje quando não tão nem ai pra coisa)
Nao entendi o comentário do Philip, acho que ficou um texto fora de contexto….
e tbm nao entendi o do beto….
Pessoa, ficar é pecado, dependendo do ponto de vista.
no meu modo de ver, concordando com algumas pessoas aqui, existe o “ficar” da balada quando vc olha aquela menina, xaveca e pega e aquele ficar que antecede o namoro e que, mtas vezes, pode ser mal interpretado.
“O meu entendimento com base nesse texto é que quando você fica com alguém você está se aproveitando do corpo dessa pessoa pra se satisfazer.” eu n axo esse um bom argumento, pois ate no sexo ( dentro do casamento, e dentro da palavra de Deus ) um se aproveita do outro, e se satisfazer, entre outras coisas