Ficar é pecado?

Publicado: dezembro 14, 2010 por leofilipealves em Assunto Polêmico

Galera

Aproveitando que a nossa série sobre assuntos polêmicos foi bem sucedida até aqui, gostaria de colocar um pouco mais de lenha na fogueira. Ficar é pecado?

A minha posição sobre esse assunto é que ficar é pecado sim. Eu apoio essa minha opinião no seguinte texto bíblico:

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.” 1ª Tessalonicenses 4:3 – 8 (Nova versão internacional) O meu entendimento com base nesse texto é que quando você fica com alguém você está se aproveitando do corpo dessa pessoa pra se satisfazer. E pra mim fica claro que Deus não se agrada desse comportamento egoísta, mesmo que você não tenha forçado a outra pessoa a ficar com você. Sei que esse assunto pode dar muito pano pra manga e eu gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre isso. Eu peço que vocês tentem utilizar passagens bíblicas para suportar a opinião de vocês, mas não deixem de dar suas opiniões caso não lembrem de passagens que as suportem.

Guilherme Marto

comentários
  1. leo268 disse:

    Eu concordo com o Gui
    Creio que possam haver exceções, mas ficar por ficar eu sou contra

  2. Eric Frata disse:

    Acho que isso é uma polêmica e tanto, pois primordialmente a galera tem variado muito o significado dessa palavra, por exemplo:
    – fui na balada e fiquei com uma menina;
    – to gostando de uma menina e depois de muito to ficando agora com ela.
    Pra mim são duas aplicações distintas, a primeira implica em sim aproveitar do corpo conforme o post, mas a segunda eu diria que é a falta de coragem de assumir um relacionamento, que sobre essa ainda não tenho uma posição tão formada.

  3. D Marcucci disse:

    Tudo depende da intenção.
    Vc conhece alguém, se interessa, tem vontade de estar só com essa pessoa e nessa convivência entre um café e uma saída com os amigos vcs acabam “ficando”. Sua intenção é querer só aquela pessoa e vice-versa, para mim essa “ficada” já é um namoro (o que geralmente acaba acontecendo depois).
    Por outro lado, ninguém é corrimão de escada – que todo mundo pega. A gente, por amor próprio, tem de se valorizar e dizer alguns “não” pra que na hora certa o “sim” tenha um valor maior e quem levar esse sim fique certo de se esforçar pra valer a pena.
    Vale lembrar q somos razão + emoção, e precisamos sim da parte física pra acertar o sentimento também. Pessoas são diferentes psicológica e fisicamente, é preciso saber se combina
    Não se pode racionalizar o amor.

  4. Sushi disse:

    Assim… tenho a seguinte posição .. tudo parte de quais suas intenções.
    Não é o tempo em si.

    Por experiencia posso dizer que uma pessoa pode muito bem utilizar da denominação “namoro” para não escandalizar a galera.

    Eu por mim aboliria essas duas denominações e começaria a utilizar o “Comprometimento”.
    Se a pessoa está comprometida a estar junto a crescer junto a caminhar junto para o casamento é isso é o ideal não tem o que discutir.

    hoje, na minha ótica, a galera está namorando muito na louca, não estão avaliando se serão capazes de se comprometer com tudo isso e quando surge um obstáculo isso parece ser tão grande que elas simplesmente desistem e partem para outra.

    isso ainda vai dar muita conversa ainda heheh
    mas deixo aki o meu ver do assunto.

    Eu acho errado o relacionamento homem-mulher sem compromisso.

    Sushi.

  5. beto disse:

    vamos tentar simplificar…
    tudo que for feito por 2 ou mais pessoas deve ser “discutida” por todos antes de ser executada, para evitar “transtornos”.
    se ambos querem “ficar” ambos estão cientes da situação e seus “abalos” psicologicos, sociais e outros que podem ocorrer (pode ser ruim ou bom, depende da visão otimista/pessimista de cada um).

    o uso ou não do corpo sem responsabilidades é que deveria ser analisado, como consta: “Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado”

    outro problema é, qual a definição de “ficar”? oque seria isso em termos simples e diretos?

    acredito que na maioria das vezes isto pode acabar sendo definido como um um relacionamento aberto, com o tempo de duração “pequeno” ou “longo”, que é o ponto que acredito que a maioria “aceite” como uma forma de “pecado”

  6. leo268 disse:

    Aliás…

    Estava a pensar: Se um homem ou mulher não é responsável suficiente ou não se sente responsável para levar um relacionamento sério, melhor não levá-lo. Irresponsabilidade é errado.

    Há tempo para tudo debaixo do sol.

  7. Victor disse:

    Não por acaso todo mundo que comentou aqui é solteiro, e como não conseguem “ficar” com ninguem, “ficam” dizendo que é pecado!! hehehehe BRINCADEIRA GENTEEEEE!!!

    Eu nunca fiquei com niguém antes de namorar com a Aninha e estou com ela a seis anos!! Sinceramente não acho que se tivesse dado uns beijinhos nela antes de pedí-la em namoro as coisas seriam muito diferente, mas estava tão bitolado na época que só rolou uma semana depois!!

    • D Marcucci disse:

      Como pra tudo na vida deve haver um meio termo. Nem sempre as coisas são branco ou preto…
      Creio que vale, além da intenção, a máxima do texto “Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite.” essa é a pergunta que se deve fazer antes de qualquer coisa.
      E em tempo, obrigado pelo elogio sobre não conseguir “ficar” com ninguém, tomara que minha reputação seja essa!
      :-) hehehehe! brincadeira!!

    • Sushi disse:

      po…..sacanagem

      uhauhauhhua

  8. Phillip disse:

    Olá pessoal,

    para mim a polemica eh muito facil de ser resolvida !!!

    ”Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
    Romanos 12: 1,2

  9. Lu disse:

    O meu entendimento de ficar eh que sim, eh pecado e penso da mesma forma que o Gui, em varios textos biblicos sintam o amor ao proximo, a imoralidade sexual enfim…

    Independente do motivo que vc ficou com uma pessoa, independente da sua intecao, se foi boa ou nao, a conclusao eh que vc nao tem ctz se quer assumir um compromisso com ela, o que nos remete a ideia do Sushi de comprometimento.
    Se vc quer conhecer a pessoa, conheca na amizade, na conversa, nao precisa beijar pra conhecer, nunca precisei beijar meus amigos pra conhece-los…

    O argumento de que precisamos ver se combina, sinceramente eh furado, se temos que ver se o beijo combina imagina o sexo entao, que eu soh vou poder fazer com uma unica pessoa a minha vida toda, essa historia acaba sendo generalizada, a biblia eh bem clara qndo ela diz o sexo no CASAMENTO eh a unica relacao sexual q Deus aprova!

    Hebreus 13:4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

    Deus abencoe vcs!!!

    • Rafaele disse:

      amei a sua resposta. Eu ri porque realmente tem pessoas que pensam dessa forma… mas vocÊ foi feliz em suas colocações, fica na paz Deus lhe abençoe !

  10. beto disse:

    o problema é quando tem separação como fica? a pessoa pode se corna por um tempo depois volta com o marido? eu sei que separação não é muito bem aceito, mas é um caso que acontece frequentemente (e mais ainda nos dias de hoje quando não tão nem ai pra coisa)

  11. Raphinha disse:

    Nao entendi o comentário do Philip, acho que ficou um texto fora de contexto….

    e tbm nao entendi o do beto….

    Pessoa, ficar é pecado, dependendo do ponto de vista.

    no meu modo de ver, concordando com algumas pessoas aqui, existe o “ficar” da balada quando vc olha aquela menina, xaveca e pega e aquele ficar que antecede o namoro e que, mtas vezes, pode ser mal interpretado.

  12. caio felicio disse:

    “O meu entendimento com base nesse texto é que quando você fica com alguém você está se aproveitando do corpo dessa pessoa pra se satisfazer.” eu n axo esse um bom argumento, pois ate no sexo ( dentro do casamento, e dentro da palavra de Deus ) um se aproveita do outro, e se satisfazer, entre outras coisas

Deixe um comentário

